Permanência na universidade
um estudo sobre autoeficácia no ensino superior
Palabras clave:
Permanência, Calouros, Acolhimento, Primeiro ano críticoResumen
Este trabalho visa a apresentar as cinco condições que, segundo o sociólogo norte-americano Vincent Tinto (1999), influenciam a permanência dos estudantes na universidade, principalmente daqueles que estão chegando e durante o primeiro ano crítico, a saber: expectativa, apoio, retorno (feedback), envolvimento e aprendizagem. Tem por ponto de partida um projeto de Iniciação Científica realizado em conjunto com os calouros que ingressaram em 2020 no curso de Administração Pública da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Para descrever as cinco condições na realidade dos estudantes, utilizamos revisão bibliográfica de artigos de Tinto. Para a obtenção de dados empíricos, recorremos à observação direta e a enquetes sobre atividades integradoras de acolhimento e acompanhamento. As atividades integradoras realizadas nos encontros com os alunos pautaram discussões sobre as relações socioacadêmicas, tais como a permanência, o trote, o primeiro ano de graduação, a importância do acolhimento e do acompanhamento. Além disso, o artigo destaca as relações socioacadêmicas que vêm sendo criadas em meio a uma situação atípica como a da pandemia da Covid-19.