Sobre a Revista

Apresentação

Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política é uma publicação semestral conjunta bilíngue (português e castelhano) do Programa de Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e da Fundação Darcy Ribeiro tendo por finalidade tratar de forma pluralista temas atuais e polêmicos da sociologia e da política. A RCSP inspirou-se em uma publicação denominada 3° MILÊNIO: Revista da Universidade Estadual do Norte Fluminense, organizada por Darcy Ribeiro por ocasião da criação da UENF, que pretendia discutir temas estratégicos a serem enfrentados pela Universidade. Essa iniciativa teve vida curta, não alcançando mais do que três edições. Trata-se, pois, de uma homenagem ao Cientista Social, Educador e Político que buscou ao longo de sua trajetória compatibilizar politics e policies.

Nesse sentido, a Revista se propõe a incentivar debates acadêmicos capazes de fornecerem subsídios para aprofundamento das discussões entre pesquisadores, bem como atingir um público mais amplo, interessado em temas sociais e políticos. Em cada número da RCSP haverá um “dossiê ”sobre um tema polêmico, envolvendo dois ou mais autores de diferentes posições ou de abordagens teóricas distintas.

A revista priorizará artigos científicos que utilizem pesquisas empíricas, ainda que possa, em casos pontuais, aceitar ensaios inovadores (“position papers”), com potencialidades de abrir novas frentes de pesquisa. Além disso, encontra-se aberta para publicação de resenhas de livros, bem como de documentos originais de interesse da área.

Os artigos submetidos são analisados por pareceristas anônimos, que também desconhecem a autoria dos trabalhos sob sua análise.

Na avaliação mais recente da Capes (2017-2020), Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política foi classificada no estrato B1.