Reeleição de prefeitos no Brasil

um balanço bibliográfico

Autores/as

Palabras clave:

Reeleição de prefeitos; Municípios Brasileiros; Incumbent.

Resumen

Os estudos sobre reeleição se inserem no grande debate sobre a capacidade dos regimes democráticos de realizarem com eficiência a seleção dos melhores gestores públicos e o controle sobre seus comportamentos no exercício do poder. Trata-se de uma discussão sobre a accountability vertical — a habilidade dos eleitores, com base no voto retrospectivo, para punir ou premiar governantes a partir da avaliação do desempenho do governo anterior. A reeleição pode funcionar como um instrumento capaz de incentivar ao mesmo tempo: transparência, controle democrático e estimular gestores públicos a aproximar suas preferências das preferências do eleitorado. Porém, este virtuosismo da reeleição está longe ser um consenso no debate acadêmico, existindo muita divergência tanto em nível teórico quanto em trabalhos empíricos. Este texto realiza uma averiguação do atual estágio das pesquisas sobre reeleição de prefeitos no Brasil e identifica quatro grupos de trabalhos nos quais se distribuem os estudos sobre o tema.

Biografía del autor/a

  • Renato Barreto de Souza, Instituto Federal Fluminense

    Possui doutorado em CIÊNCIA POLÍTICA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professor do Instituto Federal Fluminense. , atuando principalmente nos seguintes temas: eleições, municipios, educação, participação e orçamento. 

  • João Gabriel Ribeiro Pessanha Leal, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ)

    Mestre em Ciência Política pela UFRJ, doutorando em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ).

Publicado

2023-07-01

Número

Sección

Artigos