A produção nas margens
a capoeira como processo de resistência, luta e arte
Palabras clave:
Cultura popular, Capoeira, Resistência, Cidade, Margem da Linha, Morro do CantagaloResumen
O objetivo deste artigo é apresentar parte do conteúdo da restituição de pesquisa ocorrida no âmbito do Seminário: As margens da cidade falam. A capoeira como processo de resistência nas/das margens é o fio condutor deste artigo, uma vez que foi o tema central da vocalização pública de depoimentos de educadores e ativistas culturais/sociais na mesa do seminário voltada para a produção da cultura nas margens da cidade. A trama do texto foi elaborada com o objetivo de apresentar excertos dessas ricas experiências que tiveram a capoeira como fio condutor. Não seguindo rigidamente os padrões dos textos acadêmicos, o estilo adotado nesta escrita se deve à busca da autora em tentar transmitir aos leitores a centralidade do objeto nele tratado com a força das
narrativas dos ativistas culturais em suas palestras, enriquecidas por letras de músicas do mesmo universo. Recorreu-se também à literatura sobre cultura popular, cidadania e capoeira para estabelecer o diálogo entre saber popular e produção acadêmica. A abordagem que objetivou revelar a produção da cultura nas margens das cidades, foco deste artigo, mostrou que vários repertórios de estratégias foram colocados em prática como formas de lidar com situações-limite em seu cotidiano e resistir. As organizações políticas (como associações de moradores), socioculturais (como as associações de capoeira) ou centros comunitários têm sido espaços voltados para a formação de sujeitos políticos que fazem da produção nas margens algo pulsante, de extrema riqueza, que não se fecha em si mesma. É um misto de consentimento e resistência, e por isso mesmo extrapola o seu contexto de origem para os mais variados cantos da cidade e do mundo.