Chamada para o dossiê "Democratização e desdemocratização na escala local: desafios para a governança urbana democrática  nas regiões e municípios"

2025-04-16

Submissões: até 31/05/25.

 

Publicação: até 15/07/25.

 

Organização:

Humberto Meza

Doutor em Ciência Política pela Unicamp, pesquisador do Núcleo Rio de Janeiro do INCT Observatório das Metrópoles, vice-coordenador do Núcleo Norte Fluminense.

Nelson Rojas

Professor associado de Ciência Política do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFRRJ, doutor e mestre em Ciência Política pelo Iuperj, mestre em Política Comparada pela LSE, pesquisador do Instituto Kellogg e do INCT Observatório das Metrópoles.

 

Descrição:

Na última década, a literatura especializada tem apontado um acelerado processo de desdemocratização nos sistemas políticos contemporâneos. A crise tornou-se categoria analítica central das democracias ocidentais, não apenas refletindo a deterioração institucional, mas também limitando a capacidade de reação frente a práticas que poderiam reverter esse cenário. O consenso teórico sobre a fragilidade democrática destaca o desgaste da relação entre cidadãos e instituições tradicionais, frequentemente ligado à crise das esquerdas e à ascensão de movimentos populistas e extremistas. Esses grupos, impulsionados pela ampla difusão das novas tecnologias da informação, especialmente entre camadas populares, questionam a legitimidade institucional. Como resultado, líderes eleitos democraticamente minam, de forma progressiva, as bases formais e informais da ordem democrática, por meio do enfraquecimento dos mecanismos de controle social, da deslegitimação da pluralidade política e do fortalecimento de grupos que atuam à margem das instituições. Esta abordagem, contudo, centraliza as atenções nos sistemas nacionais obscurecendo fenômenos relevantes que acontecem no plano regional e municipal, posto que os sistemas locais revelam maior vulnerabilidade à regressão democrática, exigindo atenção redobrada às condições que sustentam ou ameaçam o processo democrático em sua dimensão mais próxima da vida cotidiana. A presente proposta de dossiê pretende contribuir com superar esse vazio metodológico. Nosso interesse é receber trabalhos (pesquisas concluídas ou em andamento) que analisem os processos de democratização — e desdemocratização — na escala local, regional e municipal, identificando o surgimento de novos atores que disputam o poder nesse espaço e as resistências que suscitam, além das condições das regiões metropolitanas e municípios para implementarem sistemas de governanças democráticas e participativas, incluindo desafios para a retomada de instituições participativas (conselhos, conferências e orçamento participativo), mobilização popular e comunitária nessa escala.

Dúvidas e informações complementares: mileniorcsp@gmail.com