Chamada de Artigos - Dossiê: "Pandemia de Covid-19 e repercussões na sociedade brasileira" – Vol. 15, nº 02, jul-dez 2020

2020-08-17

 

Oficialmente o primeiro registro de Covid-19, ocorreu em Wuhan, China, em dezembro de 2019. Em 23 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. No Brasil, o primeiro caso confirmado ocorreu em 26 de fevereiro de 2020, na cidade de São Paulo, importado da Itália, conforme histórico do indivíduo que manifestou a doença. A pandemia foi declarada pela OMS no dia 11 de março de 2020, momento em que o Brasil registrava 52 casos confirmados e 907 suspeitos. Em que pese o fato de São Paulo se caracterizar como o epicentro da doença no país, em curto período se observou a disseminação da Covid-19 nas cinco regiões brasileiras.

          Passados cinco meses do primeiro caso brasileiro diagnosticado, o Brasil possuía em 31/07/20, segundo o Ministério da Saúde, 2.662.485 casos confirmados e 92.475 óbitos pela doença. Destaca-se que, apesar de a região Sudeste possuir inicialmente o maior número absoluto de casos e óbitos, foi na região Norte que a Covid-19 apresentou a maior incidência e mortalidade. Esse dado aponta para diferentes formas como as regiões brasileiras são afetadas e para a relação desse acometimento com a vulnerabilidade socioeconômica e com a oferta do serviço de atenção à saúde. Como exemplo, a região Norte, comparada com as demais, é a que possui menor número de leitos de UTI, médicos e respiradores por 100 mil habitantes, elementos da estrutura de saúde que impactam decisivamente o enfretamento da Covid-19.

          Em paralelo a esse cenário de distribuição da doença no território nacional, observamos um aprofundamento da crise política e enorme dificuldade do governo federal na coordenação das ações necessárias ao enfrentamento da pandemia. Em um momento em que seria fundamental um conjunto de medidas intersetoriais que permitissem às pessoas manterem-se em isolamento social em defesa da vida, o que se viu foi uma polarização por parte do governo federal entre economia e saúde, como se não fossem políticas setoriais interdependentes. Desde então, as medidas de enfrentamento – que deveriam estar coordenadas pela esfera federal – foram tomadas e executadas em grande medida a partir de decisões de estados e municípios buscando consonância com as orientações da OMS.

          Assim, a revista Terceiro Milênio, do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política da UENF e da Fundação Darcy Ribeiro, abre chamada de artigos para o dossiê Pandemia de Covid-19 e repercussões na sociedade brasileira, privilegiando trabalhos que disponham a analisar os efeitos da crise sanitária e seus aspectos políticos e sociais. As regras para publicação na revista podem ser encontradas na seção Diretrizes para autores.

          A chamada de artigos para este dossiê está aberta até o dia 31 de outubro de 2020. As contribuições serão aceitas em português e espanhol, exclusivamente por meio da plataforma revistaterceiromilenio.uenf.br.