Raça e o desafio da inclusão
a abstenção na candidatura de pretos e pardos do Rio de Janeiro no Enem durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.59901/2318-373X/v23n1a4Palavras-chave:
Enem, Desigualdade educacional, Covid-19, Desigualdade racialResumo
Nas últimas décadas, o impacto dos fatores étnico-raciais tornou-se fator central nas análises educacionais, especialmente como um elemento-chave na compreensão das desigualdades no acesso ao ensino superior no Brasil. A pandemia de Covid-19 não apenas expôs as fragilidades existentes em nossos sistemas de saúde e economia, mas também aprofundou desigualdades sociais já conhecidas em nossa sociedade. Neste trabalho, foram analisados os dados de candidatos do estado do Rio de Janeiro no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o objetivo de investigar como a desigualdade racial influencia a taxa de abstenção, além de examinar os efeitos da pandemia de Covid-19 nesse fenômeno. Os resultados evidenciam um impacto considerável da cor dos estudantes nas taxas de abstenção, com destaque para o período da pandemia, no qual os candidatos não brancos enfrentaram desafios adicionais que afetaram sua participação no exame. A análise dos dados mostrou que, mesmo após o processo de expansão educacional, as desigualdades raciais continuam a ser um fator de influência na participação ou não no exame.
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