Coletivismo autoritário e os dilemas da alternativa socialista ao capitalismo no século XXI

Autores

  • Marcos Abraão Fernandes Ribeiro Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Coletivismo autoritário, Socialismo real, Teoria crítica ecumênica

Resumo

Esta resenha tem como objetivo apresentar os elementos centrais do livro Coletivismo autoritário e “socialismo real”: trajetória no século XX e questões do século XXI, de José Maurício Domingues, que tem como fim analisar a experiência do “socialismo real”. Através de sua análise sobre a União Soviética e outros países, o sociólogo defende a inautenticidade das experiências concretas do socialismo que denomina conceitualmente como “coletivismo autoritário”. Através da leitura crítica, seria possível estabelecer as condições para a instituição de uma autêntica experiência socialista, como foi teoricamente formulada desde Marx e Engels. A partir dos argumentos do livro, defendo que Domingues constrói uma teorização relevante para o descentramento da teoria social e política e para a esquerda reavaliar a sua herança stalinista. Contudo, a dimensão normativa poderia ser mais desenvolvida através do diálogo com a sociologia crítica de Florestan Fernandes, que tem como fio condutor a transformação radical da realidade para a promoção de uma autêntica saída socialista.

Biografia do Autor

  • Marcos Abraão Fernandes Ribeiro, Instituto Federal Fluminense

    Doutor em Sociologia Política, professor do Instituto Federal Fluminense.

Referências

COSTA, Sérgio (2022), A pesquisa sobre modernidade na América Latina. In: Carlos Eduardo, SELL & MARTINS, Carlos Benedito (Orgs.). Teoria sociológica contemporânea: autores e perspectivas. Petrópolis: Editora Vozes, p.403-422.

DOMINGUES, José (2013). Modernidade global e civilização contemporânea: para uma renovação da teoria crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG.

DOMINGUES, José Maurício (2017). Esquerda: crise e futuro. Rio de Janeiro, Maud X.

DOMINGUES, José Maurício(2021a). Coletivismo autoritário e “socialismo real: trajetória no século XX e questões do século XXI. São Paulo: Hucitec Editora.

DOMINGUES, José Maurício(2021b)Uma esquerda para o século XXI: horizontes, estratégias e identidades. Coleção “Esquerda em Movimento”, Rio de Janeiro, Mauad X.

DOMINGUES, José Maurício(2021cb). Teoria crítica e modernidade política. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/PUC-Rio.

FERNANDES, Florestan (1980). A natureza sociológica da sociologia. São Paulo: Editora Ática.

FERNANDES, Florestan (1991). O PT em movimento. Contribuição para o I Congresso do Partidos dos Trabalhadores. São Paulo, Editora Cortez/Autores Associados.

FERNANDES, Florestan (1995). Em busca do socialismo. Últimos escritos e outros textos. São Paulo, Xamã Editora.

Downloads

Publicado

2023-11-17