A comunicação digital e as pautas das deputadas brasileiras “de direita” no Instagram

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Autores

  • Rayza Sarmento UFPA
  • Maria Ligia G.G Rodrigues Elias UNICESUMAR
  • Gabrielle Marques

Palavras-chave:

Instagram, partidos de direita, mulheres conservadoras, comunicação digital, gênero

Resumo

Este artigo discute a comunicação digital, na rede social Instagram, de nove deputadas federais eleitas por partidos de direita em 2018 no Brasil. Entre as analisadas, cinco foram definidas a partir do maior número de seguidores por região, e quatro a partir de alto grau de projeção nacional. O objetivo central do artigo foi realizar uma análise temática do conteúdo das parlamentares na rede social para compreender, nos meses de março e maio dos anos de 2019 a 2021, quais temas específicos relativos a questões de gênero e especificamente aos direitos das mulheres foram mobilizados pelas legisladoras nas postagens. Teoricamente, o artigo se ampara nas discussões contemporâneas sobre as relações entre gênero, democracia e conservadorismo e também discute as especificidades da comunicação política a partir da plataforma Instagram, marcada por extrema personalização. O tema mais recorrente no corpus analisado foi a participação política de mulheres, seguido de conteúdos sobre família e violência. Os resultados da análise da comunicação das parlamentares de direita apontam para tematização de pautas clássicas ligadas aos movimentos feministas, mas enquadradas de forma diferente a partir do viés de direita.

Biografia do Autor

  • Rayza Sarmento, UFPA

    Doutora em Ciência Política - UFMG

    Docente da UFPA - FACS e PPGCP

  • Maria Ligia G.G Rodrigues Elias, UNICESUMAR

    Doutora em Ciência Política - USP

    Docente - UNICESUMAR

     

  • Gabrielle Marques

    Doutoranda em Ciência Política - UFMG

     

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Publicado

2023-07-01