O bem-estar com êxitos de ensinar-aprender

um princípio para todos os planos estratégicos para permanência escolar na rede federal de educação

Autores

  • Gerson Tavares do Carmo Professor associado do Laboratório de Estudos da Educação e da Linguagem (Leel/CCH/Uenf), primeiro doutor titulado pelo Programa de Pós- Graduação em Sociologia Política da Uenf (PPGSP/Uenf),
  • Heise Aires Arêas Mestra em Educação, assessora pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).
  • Rozana Quintanilha Gomes Souza Mestra em Cognição e Linguagem, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).

Palavras-chave:

Permanência e êxito na educação, Rede federal de educação, Plano estratégico

Resumo

Este artigo comemorativo contém a apresentação de uma construção acadêmica coletiva, cuja origem remonta à tese de doutorado do primeiro autor deste artigo na primeira turma do Programa de Sociologia Política, iniciada em 2007. De forma interdisciplinar e colaborativa, este trabalho circunscreve reflexões em torno da emersão da temática permanência e êxito como eixo estruturante
para se pensar, agir e escrever sobre a qualidade na educação. Toma por base empírica os trabalhos do Núcleo de Estudos sobre o Acesso e Permanência na Educação (Nucleape), no âmbito de uma parceria entre a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense1 (IFF). Destaca o princípio do “bem-estar”
— isto é, da evidência sensível no transcorrer de um êxito de ensinar-aprender — no processo de implementação da política “Planos Estratégicos para a Permanência e Êxito dos Estudantes na Rede Federal de Educação Profissional”. Como resultado, apresenta a publicização da temática da permanência, ainda na penumbra do excesso de publicações sobre a evasão escolar, como proposição mais assertiva e qualificada para se assegurar o direito à educação de qualidade, no cotidiano de uma dada instituição educacional.

Downloads

Publicado

2019-06-12